terça-feira, 12 de março de 2013

Clássicos não são só clássicos - Parte I

Me fala uma música que pode ser considerada um clássico, de uma banda que surgiu nessa primeira década que estamos? Difícil responder isso.

Agora e um clássico dos anos 90? Smells Like Teen Spirit, embalou uma geração.
 
E se voltarmos mais ainda e falarmos da década de 80? Não dá para falar de uma música e sim de alguns álbuns como, Appetite For Destruction - Guns N’ Roses, Back in Black - AC/DC, The Joshua Tree - U2, The Queen Is Dead - The Smiths, só falando álbuns.

Não levamos em conta bandas, que deixaram pelo menos uma música, como clássico e que também surgiram nessa década como, Metallica, Iron Maiden, Anthrax, Slayer, Megadeath, Def Leppard, Whitesnake, Van Halen, Dire Straits, The Police, Legião Urbana, Barão Vermelho, Ultraje a Rigor, Titãs, Ira! e outros que fizeram seu nome nessa década.

Sonho em estar nesse Rock in Rio de 1985, respeite seu pai se ele de alguma forma assistiu esse show, sem ser pelo Youtube.

E se pegarmos a década de 70? Essa sim é a verdadeira década do Classic Rock, não falamos de música ou bandas e sim de gêneros dentro do Rock. O Hard Rock e suas bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple como principais bandas, sem falar em Kiss, Aerosmith e Rainbow nesse gênero.

O Punk Rock com Sex Pistols, The Clash e Ramones. O Glam Rock com David Bowie e Elton John. E Progressive Rock faz grandes bandas como Pink Floyd, Yes, Rush, Genesis, Supertramp.

Falando só de bandas e cantores temos, Queen, Creedance Clearwater Revival explodindo no começo da década, Eletric Light Orchestra, Alice Cooper, The Eagles, Iggy Pop and The Stogges e o mito Eric Clapton presenteando o mundo com Layla e Cocaine.

Na descrição do vídeo tem a sugestão onde comprar Cocaine

Não dá para chegar até a década de 70 e não falar de quem influenciou todos eles. O que seria da década de 60 sem Beatles, The Rolling Stones, The Who, The Kinks, The Jimi Hendrix Experience, Bob Dylan, Creedance Clearwater Revival. Carlos Santana, The Dorrs, Cream. E o grande e especial Elvis Presley. Também o festival de Woodstock, que reuniu os melhores cantores e bandas, virando sinônimo da frase Rock, Paz e Amor.

É incrível notar que 50 anos se passaram (a 50 anos os Beatles lançavam o álbum, que serve de inspiração para o layout desse mês) e a rock vem perdendo a força.

O que tem acontecido com as bandas atuais? Será que estão se perdendo por conta do consumismo atual, já nascendo com ideais comerciais? Será que falta a elas um impulso para serem criativas, a ponto de questionarem valores e criarem sua marca na história?

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário