segunda-feira, 29 de abril de 2013

10 anos de iTunes Store

A iTunes Store faz 10 anos hoje. Apesar de chegar no Brasil recentemente (Dez/2011), ela tem uma importância grande na forma que as pessoas consomem músicas.

Se você vai além do pensamento coletivo Brasileiro de "porque eu vou pagar se eu posso ter de graça?". A iTunes é para você. Vou fazer propaganda gratuita sim.

Não concordo com esse pensamento de ter de graça, é o trabalho de várias pessoas para que uma música chegue até nós. Se eles gastam bem menos para isso, do que cobram e tem um lucro injusto, não tenho a capacidade de julgar e "roubar" com músicas ilegais.


Sem contar o risco de pegar 100.000 vírus diferentes com uma música, músicas com baixa qualidade, feita por compressão amadora. (Para testar isso em música presta atenção na diferença da música abaixo com 144p e a diferença com 720p, o número de sons a mais que "aparece" na música.)


Acho muito louco Folk Rock. Dane-se o que você pensa.

O legal foi como a iTunes Store acabou com esses problemas e junto com isso mudou a forma dos lançamentos, antigamente lançavam-se álbuns, agora só lançam a música. A música na ultima década virou uma dissociação do álbum.

Quem tem mais de 30 anos conta o prazer de parar na frente de um rádio, só para ouvir um álbum e mais nada. Hoje fazemos tudo ao som de uma música não de um álbum. O álbum era um composição complexa do artista. A culpa em grande parte, além do MP3, foi da iTunes Store, simples fácil de usar e com músicas a menos de 1 dólar.

São 10 anos muitas mudanças. E toda uma geração modificada.
Confira a timeline super legal que eles fizeram. (Requer iTunes instalado.)

PS: Já baixei música e 80% ou mais das minhas musicas são downloads por torrents, me envergonho por isso, mas desde que a iTunes chegou no Brasil, sempre que eu posso eu compro, ou escuto ela online em canais que valorizem o artista e produtores. Como canais oficiais do artista  no youtube e semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário